Páginas


sexta-feira, 19 de julho de 2013

Desenvolvimento do meu primogênito 4 anos e 8 meses.


 Tanta coisa para ser atualizada mas me falta tempo até para respirar, meus filhotes estão cada dia mais sapecas e agitados, Gustavo está de férias escolares e pensei que fosse ser tranquilo mas me enganei, o meu gatinho é muito carinhoso e prestativo mas é muito agitado, muito mesmo... na reunião escolar(29 de junho/2013) a professora disse que ele não tem paciência para esperar, ele sempre é o primeiro a terminar as atividades, reconhece as cores, várias letras, forma palavras, conhece muitas palavras em inglês, sabe as formas é muito esperto, eu me surpreendo com a sua capacidade mental e física mas infelizmente ele é muito agressivo, é realmente um moleque, aquele que chuta o calcanhar dos outros, puxa os cabelos da irmã, grita como um leão, não consegue sentar a mesa pois tem formiguinha no bumbum, adora aprontar escondido, faz o melhor lanche do mundo e é muito romântico com as mulheres, adora nos presentear com flores.
Adoro o seu olhar puro e inocente e quando diz "mamãe eu te amo"  sei que é do coração, posso estar errada em mimar meu filho mas ele foi tão sonhado e planejado que mereço um desconto, o seu carinho, o seu toque e o companheirismo é de fazer qualquer mãe pirar.

Desenvolvimento físico do Gustavo (hoje com 4 anos e 8 meses)
  • Pesa 22Kg.
  • Mede 1,17m de altura
  • Dorme de 12 a 13 horas por dia
  • Come super bem porém já rejeita alguns alimentos.

Desenvolvimento motor

  • Se veste sem necessitar de muita ajuda
  • Come sozinho, já sabe usar bem o garfo, faca e colher
  • Penteia o cabelo e escova os dentes sozinho porém passo o fio dental
  • Consegue andar em linha reta de forma direita
  • Corre e salta sobre e em torno de obstáculos com facilidade
  • Sobe e desce sem grande dificuldade
  • Salta bem sobre um pé só
  • Apanha, atira e dribla bem uma bola
  • Já anda bem de triciclo
  • Consegue empilhar objetos sem dificuldade
  • Cria formas e objetos com recurso a plasticina
  • Segura bem num lápis e faz desenhos legíveis
  • Já sabe usar uma tesoura infantil

Desenvolvimento cognitivo

  • Fala fluentemente, com frases muito completas
  • Adora inventar palavras, cantar canções e rimas
  • Gosta de conversar, ter longas conversas
  • Já conhece muitas letras do alfabeto e até algumas palavras mais familiares
  • Sabe escrever o seu próprio nome
  • Já sabe dizer o nome completo e onde mora
  • Faz muitas perguntas
  • Responde facilmente às perguntas que lhe são feitas
  • Percebe e recorda-se bem dos seus feitos/sucessos
  • Já sabe distinguir entre ontem, hoje e amanhã
  • Percebe bem a rotina diária e o que sucede a quê
  • Consegue atender a um pedido com 2 ou 3 ações distintas
  • Já percebe os conceitos relacionados com: quantidades, tamanhos, pesos, medidas, texturas, cores, distâncias, tempo e posições
  • A sua capacidade de atenção é maior, consegue concentrar-se na mesma atividade durante 10 a 15 minutos
  • Consegue ordenar objetos do mais baixo para o mais alto, do menor para o maior
  • Conta até 7 objetos em voz alta, embora nem sempre na ordem correta
  • Já sabe entre 6 e 8 cores
  • Reconhece mais de 3 formas diferentes

Desenvolvimento emocional

  • Ainda tem dificuldade em separar a realidade da fantasia
  • É muito entusiasta, tem sempre muita pressa em tudo
  • Tem uma imaginação muito vívida
  • Pode mentir para se proteger mas ainda não percebe o que é uma mentira
  • Capacidade de sentir ciúme
  • É mais cooperante
  • Gosta de se exibir a si próprio e às suas coisas
  • Tem mais confiança
  • Começa a perceber o que é o perigo
  • Pode ter medo de muitas coisas, inclusive do escuro e dos “monstros”
  • Ainda tem muitas birras, normalmente em relação a pequenas coisas
  • Capacidade de sentir raiva e frustração, principalmente quando algo não está a correr como quer
  • Passa a exprimir o seu descontentamento/raiva mais verbalmente do que fisicamente
  • É muito agressivo e/ou violento
  • Sabe fazer ameaças e chantagens

Desenvolvimento social

  • Está mais independente em relação aos adultos
  • Gosta de obter a aprovação dos adultos
  • Gosta de brincar com outras crianças.
  • Já consegue brincar em grupo
  • Embora goste de brincar com crianças de ambos os sexos, já tem uma maior preferência por brincar com crianças do mesmo sexo que o seu
  • Já sabe partilhar com as outras crianças 
  • Quer ser o líder
  • Gosta de alterar as regras da brincadeira à medida que se brinca
  • Pode chamar nomes às outras crianças, fazer queixa das mesmas aos adultos
  • Pode ter um ou mais amigos imaginários
  • Gosta de contar histórias e anedotas – muitas vezes sem nexo – aos adultos
  • Está constantemente a perguntar porquê
  • Gosta de chocar os outros – crianças e adultos – ao usar palavrões e outras palavras proibidas
  • Quando brinca gosta de imitar os pais, principalmente o papai.
  • Adora brincar de personagens: bombeiro, polícia… ( Ajudinha do site pequenada.com)
Te amo tanto meu filho!